terça-feira, 29 de maio de 2012

Tá legal... o número 1 tá regulado, mas e número 2?

Comer, comer...
Foto: Vovó Bete
Hoje eu vi uma chamadinha de um blog materno dizendo que não pode haver coisa mais difícil no mundo do que introduzir alimentos sólidos na dieta de um bebê. Vou fazer a mesma coisa que muitas mães fazem comigo quando eu digo que a coisa mais difícil do mundo é tirar a fralda: "Nossa, eu nem lembro como foi, foi tão fácil".

De fato, cada caso é um caso e no da Maria, comida não é problema, é solução! Vejo muitas mães reclamando que seus filhos não comem, a minha come o que tiver na frente, desde que seja calórico, que fique claro!

Mas ela está errada? Pra o que faz bem está, mas venhamos e convenhamos, sinal que tem paladar!! Como o da mãe, diga-se de passagem.

Pra mim a coisa mais difícil que existe, como vocês já leram algumas vezes por aqui, é tirar a fralda. Quando li a chamada dessa mãe (não li a postagem inteira, então não sei exatamente o problema que ela está passando), mas me deu uma vontade de dizer: "É que ainda não chegou o momento de tirar a fralda!" Por dentro, eu disse isso.

Porém, pra ela pode ser que seja "tão tranquilo", que talvez nem lembre!

Estou na segunda fase da fralda. Pelo que me consta, são três.

Minha filha já assimilou bem o lance de xixi é no vaso! Às vezes solta sem querer, mas é normal, acontece com as melhores famílias. Agora preciso descobrir como ela faz o número dois no vaso. Esse é um momento que tem sido difícil no dia dela. Até porque, ela anda super ressacada, consequência da mudança de alimentação, acredito eu...

Fazer cocô ela prefere sozinha (quando chego perto ela diz com o rosto vermelho de quem está fazendo força: "to fazendo ainda mamãe, vai pá lá"). E faz em pé, normalmente apoiada no sofá ou em algum móvel que esteja por perto.

Nem adianta pedir para ir ao vaso e sempre acaba sendo na calcinha, já que não usa mais fralda de dia. por conta disso, segura... pra não fazer no lugar errado.

E aí? O que fazer? Coloco fralda para fazer cocô? Insisto com o vaso? Deixo ela quieta pra não pressionar?

Ah... e logo logo chegarei na terceira fase: tirar o xixi da noite! Meu Deus, isso não acaba nunca! E ainda tenho que ouvir das mães que nem se lembram...

Um comentário:

  1. Olha, lembro-me um pouco como foi com a minha irmãzinha.
    Não devolva a fralda.
    Se fizer isso, estará regredindo e fazendo-a regredir também.
    Fazer na calcinha, segurar, é normal.
    Uma hora ela vai se incomodar.
    Está se adaptando ainda, mal o fez com o xixi.
    E não querer ninguém por perto, é normal.
    A minha irmã tem 7 anos e até hoje não gosta que ninguém fique por perto enquanto ela está fazendo o nº 2.
    Tente incentivá-la de alguma maneira a fazer o cocô no vaso. Dê algum "prêmio" e diga que foi por parar de fazer xixi na fralda e aprender a fazer no vaso, quem sabe ela não se esforce mais pra fazer o nº2 no vaso também, pra ganhar um prêmio?
    Beijos pra essa família linda.
    Gabriela Maria.

    ResponderExcluir